Um a Zero

Ôh seu Cicinho, e aí como foi o jogo onti?
Ôh sua Cicinha, foi massa. Meu Bahêa brocou de 1 a 0

…brocou de 1 a 0.

…de 1 a 0.

                                                                                                         Um
                                                                                                           a
                                                                                                        Zero

Por um tempo fiquei me perguntando quem era o CSA. Acho que desde a primeira partida quando, surpreendentemente, ou pelo menos para mim, ele estreou com uma goleada. Talvez não me surpreendesse se fosse contra um Confiança da vida – peço antecipadamente desculpas ao meu nobre pai, mas em Sergipe não há tradição no futebol.

Só que não. Nós é que voltamos para casa com menos três no saldo de gols e uma torcida em pânico.

Como?
Onde?
Por quê?

Isso já foi e essas coisas acontecem. Não se ganha sempre, como reverbera o mesmo pai que se diz meu. O problema é se acostumar a perder.

Rá… É isso.

Em seis jogos do Bahia nessa Copa do Nordeste, qual foi o resultado mais elástico?

Eu sei, já prevejo o que vocês vão dizer. Formação nova, novo técnico, pré-temporada curta. Em algum nível eu entendo tudo isso, mas convenhamos…

Blá.

São tantas desculpas mocinhxs.

Tantas desculpas que fazem com que um placar de 1 a 0 se torne grande, uma preciosidade, um dormir de dentes abertos (como aconteceu comigo em certo 2a1, numa dessas quartas da vida).

E a noite estava bonita ontem. Caía uma chuva fina, quase como um pranto do céu, minúsculos pingos que, com a luz, davam uma aparência de véu tomando a fonte nova. O clima era tenso, mas, como sempre, era gostoso acompanhar os rostos desconhecidos, a mesma tensão e ansiedade na face de alguém nunca visto. Um amor comum. Um amor comum que faz com que todos que estão ali se tornem um só – uma só voz. Esquece-se desentendimentos políticos e externos ao jogo. Esquece-se quem faz dura oposição e quem é completamente a favor da atual diretoria. Ali, somos todos iguais. E a finalidade é uma só.

O problema, meus caros (e minhas caras, obviamente) é que o Bahia não faz jus a esse amor. Há muito tempo. Há tanto tempo que é até difícil lembrar um período de regularidade – independente da gestão que o vestiu. O Bahia não é o mesmo Bahia.

Não aponto culpados, se é que se pode falar em culpa, mas a sensação que tenho é que, lá atrás, ainda no vestiário, existe um bando que se vê como perdedor – um grupo que ainda não se vê como grupo, pessoas que não enxergam potenciais.

Isoladamente temos boas peças, ainda que não haja grandes nomes. Não precisamos de nomes, entretanto. É o espírito da equipe que tem que mudar. É a garra de vencer, a vontade de lutar até o último momento do apito final. É o espírito de “não há bola perdida”, e que tenho visto em Rhayner, que deve prevalecer.

Acreditar.

Então eu penso no CSA. Sério. Juro que penso, porque até agora não consigo entender como aquele time, aquele de ontem, sem qualidade técnica e irregular, conseguiu estrear com uma goleada. A mesma que me gerou dor de cabeça e uma grande interrogação.

Eles fizeram o primeiro gol aos dez, mas não pararam. Eles tinham que fazer mais, eles sabiam que podiam fazer mais.

Tudo bem, não há qualidade na finalização do Bahia, mas, convenhamos, não há qualidade em TODO O CSA. A diferença? Eles acreditaram. Eles acreditaram e pegaram um Bahia sem coesão – o que ainda se encontra, na medida do tempo – e que gosta de perder bola. Dentro da área principalmente. Eles acreditaram e saíram em um primeiro tempo com três gols nos ombros, conseguindo arrancar um quarto no segundo. 4 a 1, o placar, e placas vermelhas tomando meu corpo. De raiva. De vergonha. De qualquer coisa que não sei explicar.

O time que jogou ontem contra esse mesmo CSA poderia ter goleado. Se vocês assistiram o mesmo jogo que eu veria chances claras que pecaram na finalização. O que eu acho? Aquilo que vocês já imaginam. Eles simplesmente não acreditam. Porque eu não consigo pensar em outra coisa que não seja isso.

A equipe é boa.

A equipe é outra em relação à de 2013.

Mas ainda passeia entre nós o espírito de perdedor.

E dói. Mais do que ver um Santa ruim vencer um Conquista apagado é ver o Bahia vencer um péssimo CSA com um único gol de Rafael Miranda, numa tontice tão similar ao seu apelido que secretamente criei (não tão secreto já que o grito a cada passe do cidadão).

No meado do segundo tempo houve o silêncio. O silêncio sepulcral de se ver de fora, a desclassificação beirando os minutos, ouvidos mais atentos do que os olhos a um apito final que ocorreria quilômetros longe dali. Um pedido por um milagre. Que a estrela brilhasse mais uma vez. Era possível ouvir cada pequeno ruído da peleja. Um grito de Pittoni. O barulho da bola passeando pelo campo. A latente tristeza.

Quando o apito soou no Lomanto, era o fim.

E então, a leva de gente saiu do estádio; enquanto uns vaiavam, outros aplaudiam. Uma torcida novamente dividida.

4 comentários sobre “Um a Zero

  1. Acredito que eu era uma das poucas que não duvidava que o CSA pudesse aprontar, mas também jamais imaginaria um placar tão elástico. Infelizmente, depois de tantas decepções, lutas, mesmas desculpas e mesmos problemas de sempre, a torcida cansou de esperar acontecer. Não serei injusta ao dizer que o time iria entrar em campo e arrasar, pois estava totalmente fora de ritmo e não entrosado. Também não aceito que TODO início de campeonato essa história se repita e nada seja feito para mudar, que erros corriqueiros e banais na escalação permaneçam acontecendo. É por isso que já não temos paciência. A questão não é ligada somente a esse time, a essa gestão, mas sim ao acúmulo de situações que vivemos. Queremos uma mudança radical que nos traga resultados… e será que virá a tempo?

    • Acho que o não vira é uma mudança radical Syca. Pós 7 de setembro vivemos uma neblina azul, como sonho, como algo bom, como se apenas de coisas boas passássemos a viver. A questão é, esquecemos que um clube é feito de homens e que homens tendem a errar muito mais do que acertar e que existem limitações natas. Enfim, espero poder ver um Bahia cada vez melhor, seja dentro ou fora de campo. E que, sim, as mudanças significativas venham a tempo. :*

Deixe um comentário

